quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Curso de Conservas


Na passada semana fui (mais uma vez…) até ás instalações da Miele Portuguesa, para mais um curso de culinária by Victor Sobral, em que o tema foi as Conservas.
Que dizer … fantástico.
Depois do Curso de Bases, também com o Chef, este foi onde mais aprendi …
As Mousses , os Confit’s, as Compotas, os Vinagres … como se confeccionam, como se conservam.
Mais uma vez a extrema importância das temperaturas na confecção e conservação dos alimentos.
Reparem só no programa do Curso:

1ºdia
Pasta de Pimentos e Tomate Confitados
Conserva de Mousse de Atum com Orégãos
Coxas de Frango confitadas com Especiarias
Conserva de Polvo em Azeite
Cogumelos em Azeite
Compota de Abóbora, Phisalis e Marmelo
Doce de Maça com Caril
Vinagre aromatizado com Laranja e Cardamomo

2º dia
Beringelas e curgetes confitadas
Terrina de Porco Preto com Figos Secos
Bacalhau confitado
Conserva de Porco em Vinha d’Alhos
Alhos em Conserva
Chutney de Ananás com Gengibre
Compota de Castanhas, Laranja, Canela e Vinho do Porto Branco
Vinagre Aromatizado com Azeitonas e Mel

Depois disto e aproveitando o fim de semana estive a fazer a revisão da matéria dada e com excelentes resultados.
Como bónus ainda tive o privilégio de assistir à confecção de um fabuloso Arroz de Tomate, que também já experimentei e … nada vai ser como dantes.
Resta apenas dizer a nota do fim de curso.
Pois é … chumbei outra vez.
Tenho que voltar a repetir !!!!!!!!!

3 comentários:

— Ninguém! disse...

Agora que aprendeste a fazer conservas ... já podes trazer para experimentarmos !!!
Ou conosco é só cantina ?
fora do contexto ... vai um joguinho de cartas ?

Cooka disse...

Agora que já provaste ... diz de tua justiça !!!!

Jesus disse...

já estou a ver quem vai passar a fazer as minhas compotas de figo, eu este ano estrei-me a fazer mas...