quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Papillote de Garoupa com Poejos




Olá

Um bom ano de 2008 para todos.

Está quase a fazer um mês que não escrevo nada.
Pois é, muito trabalho ... ou então não !

Para começar o ano resolvi transcrever aqui uma receita de peixe que executei ainda no ano passado.

Estava eu e a Lisa a beber um café na esplanada no Café Central na minha terra predilecta, a Ericeira, aguardando que me 'arranjassem' três garoupas 'enormes' encomendadas na praça, à minha amiga Ana Marisco (duas das quais eram para fazer um Arroz de Garoupa para a noite de Fim De Ano).
Quando chegam os meus grandes amigos Hans e Cristina.
Conversa para aqui, conversa para acolá e eis que ... vamos almoçar para minha casa.
Uma passagem rápida pela Loja da Amélia para comprar o que faltava e também o vinho (branco Foral de Évora) e casa connosco.

Aqui está a receita ...

Ingredientes:
Azeite extra virgem – 0,5 dl
Aipo em juliana – 150 g
Tomate picado – 150 g
Couve flor escaldada – 150 g
Alho francês em juliana – 100 g
Gengibre em juliana – 10 g
Poejos – q.b.
Vinho Verde – 1 dl
Pimenta de moinho – q.b
Pimenta da Jamaica – 8 unid
Sal Marinho – q.b.

Preparação:
Esticar uma folha de papel de alumí­nio (uma por tranche de peixe) .
Fazer uma cama com os legumes todos e soprepor a tranche de garoupa temperada com sal marinho e pimenta.
Molhar com o vinho verde, regar com um fio de azeite extra virgem.
Dispor a pimenta da jamaica, o gengibre e os poejos.
Fechar a folha de alumí­nio como se de uma trouxa se tratasse e levar a forno aquecido a 180 graus, durante aproximadamente 20 minutos.

Enquanto isso, fiz um puré de batata com espinafres para acompanhar.

Ficou bom ... e é fácil !

Sem comentários: